Prefeito de Recreio analisa sistema de barraginhas em propriedade rural

Em 2017, Recreio sofreu com um colapso hídrico acarretado pela intensa estiagem como nunca havia acontecido na história do Município. Alguns moradores da cidade chegaram a ficar dias sem abastecimento de água e diversos produtores rurais tiveram suas fontes drasticamente reduzidas. Na busca por iniciativas para amenizar a situação nos próximos anos, o prefeito de Recreio, Zé Maria Barros analisou a construção do sistema de barraginhas no Sítio do Bem, de propriedade de Laureano do Bem.

Avaliação do terreno.
Avaliação do terreno.

As barraginhas são pequenas bacias escavadas na terra que se enchem de água no período chuvoso. Elas têm o objetivo de reter as enxurradas e fazer a água das chuvas se infiltrarem no solo. A tecnologia social tem a capacidade de recarregar o lençol freático, funcionando como uma caixa d’água natural. As barraginhas também preservam o terreno, já que, ao conter as enxurradas, a erosão é evitada.

O projeto das bacias foi desenvolvido por iniciativa dos filhos do proprietário do Sítio, Luciano e Vitor do Bem, que conheceram a ideia adotada em outras cidades. Na propriedade, localizada a 8 km do distrito sede, Recreio, foram construídas duas barraginhas com a capacidade de acumular de 20 a 24 m³ de água. A obra foi feita nesta segunda-feira (27) com a máquina retroescavadeira cedida pelo prefeito e com orientações técnicas da EMATER/MG.

Máquina construindo a barraginha.
Máquina construindo a barraginha.

Segundo o prefeito de Recreio, “essa é uma iniciativa importante para os próximos anos. Vamos reunir com a nossa equipe administrativa e estudar uma parceria com outros proprietários de terras”. Além do sistema de barraginhas, o executivo municipal, aguarda a liberação de um recurso estadual para a perfuração de poços artesianos na área urbana de Recreio.

Por meio de rede social, Vítor do Bem, agradeceu o apoio da Prefeitura e da EMATER e disse que “isso é produção rural com sustentabilidade. Em pouco mais de uma hora de serviço os reservatórios ficaram prontos”. No Sítio do Bem a principal atividade é a produção de leite. Este ano as fontes de água da propriedade tiveram os seus níveis reduzidos devido a forte estiagem.

Além dos proprietários do Sítio, acompanharam a obra das barraginhas, João Guilherme Marchito, técnico extensionista de Recreio, e Ricardo Pereira, coordenador técnico regional de Muriaé, da EMATER/MG; prefeito Zé Maria Barros; secretária de Administração, Patrícia Surerus; diretor do SAAE, José Augusto de Souza; assessores, Jorge Pimenta e Igor Miranda, representantes do Conselho do Meio Ambiente; e o veterinário municipal, Luís Vinícius.

Prefeito conversando com os técnicos da EMATER.
Prefeito conversando com os técnicos da EMATER.
Avaliação do terreno.
Avaliação do terreno.
Terreno sendo medido.
Terreno sendo medido.
Cálculos dos técnicos da EMATER.
Cálculos dos técnicos da EMATER.
Área sendo medida.
Área sendo medida.
Máquina iniciando a obra.
Máquina iniciando a obra.
Barraginha em construção.
Barraginha em construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *