O relatório de análise do SAAE 2013/2016 será entregue dia 10 pela Comissão Especial de Inquérito “CEI” formada pelos vereadores Beto Xavier (PRB), presidente; Pororoca (PSB), vice-presidente; e Chiquinho (PSDB), relator. Na última reunião foram ouvidos ex-diretores e ex-contadores da autarquia.

A sessão da CEI aconteceu na segunda-feira (30). Foram ouvidos os ex-diretores, João Alcides Ferreira e Ronaldo Machado; e os ex-contadores, Lúcia Fialho e Altivo Pires. Todas as perguntas direcionadas aos interrogados eram quanto à questão do parcelamento de contribuições previdenciárias junto à Receita Federal no final de 2016, entorno de R$ 60 mil. Da área contábil a resposta foi que não existia nenhum impedimento para a realização do parcelamento, de acordo com Altivo Pires. Já a contadora Lúcia Fialho disse que no período que foi feito ela estava aposentada e por isso não tinha conhecimento. Os vereadores então questionaram os diretores sobre o recolhimento das contribuições e o não pagamento. João Alcides Ferreira informou que em seu período os tributos foram recolhidos e pagos. O ex-diretor Ronaldo Machado declarou que realizou o parcelamento com objetivo de quitar as dívidas, mas que as dificuldades de receitas atrapalharam o pagamento do imposto.
Outras perguntas foram realizadas e sempre com foco na questão da situação da autarquia nos últimos quatro anos. Como por exemplo, a interferência da Prefeitura na execução de serviços prestados pelo SAAE e os problemas de recursos financeiros. Os trabalhos foram acompanhados pelo contador, Jeferson Medeiros Guerson, e pelo advogado, Genovan da Costa Coelho, contratados especificamente para orientar os serviços da comissão.
Segundo informações obtidas pelo Site Pólis, além dos relatórios de receitas e despesas já analisados pela comissão um novo pedido de documento será emitido ao órgão e no dia 10 de novembro, sexta-feira, o relatório final será entregue. Ainda não há informação se o documento de análise da situação do SAAE 2013/2016 será lido em sessão da Câmara Municipal ou da Comissão Especial de Inquérito.



