Criado grupo de trabalho do “Trem Rio-Minas” durante reunião em Recreio

Nesta terça-feira (31), durante reunião organizada pela Prefeitura de Recreio junto com a ONG Amigos do Trem, no Centro Cultural Aristides Dorigo, foi criado um grupo de trabalho com objetivo de alavancar o projeto do trem turístico, “Trem Rio-Minas”. A perspectiva é que os passeios turísticos entre as 10 cidades do circuito comecem no primeiro semestre de 2018.

Reunião do Grupo de Trabalho do Trem Rio-Minas.
Reunião do Grupo de Trabalho do Trem Rio-Minas.

O projeto idealizado pela ONG Amigos do Trem visa resgatar o movimento ferroviário na região da zona da mata mineira e no sul fluminense através do turismo. De acordo com a apresentação do presidente ONG, Paulo Henrique do Nascimento, a previsão é que haja dois circuitos: Cataguases (MG) – Três Rios (RJ) com duas composições: trem 1 entre Cataguases e Além Paraíba, e, trem 2 entre Três (RJ) e Além Paraíba (MG); e Recreio (MG) – Santo Antônio de Pádua (RJ), neste trecho o trem passará pelo distrito de Angaturama.

No encontro desta terça-feira, denominado como 1º Reunião de Grupo de Trabalho, foi exposto que cada Prefeitura deverá nomear dois representantes que estarão participando deste grupo e que serão responsáveis pelo projeto dentro de cada cidade. A coordenação geral ficou a cargo do prefeito de Três Rios (RJ), Josemar Salles, que inclusive, já marcou a próxima reunião com os membros do grupo, ela será em Sapucaia (RJ), no dia 27 de novembro. Nela serão apresentados as situações da malha ferroviária e da estação de cada cidade.

Uma importante informação repassada aos participantes da reunião em Recreio foram as metas para iniciar o Trem Rio-Minas. Nas propostas apresentadas há a elaboração dos roteiros turísticos, de um plano de marketing e de lançamento, da publicação, do acompanhamento do produto e da viagem inaugural. Tudo isto deverá ser desenvolvido entre novembro de 2017 e abril de 2018.

Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas por todas as Prefeituras, os prefeitos participantes do encontro saíram otimistas com a possibilidade do projeto entrar em funcionamento no próximo ano, mesmo eles sabendo que terão que empreender políticas públicas de turismo. Vamos agora ver se eles terão recurso financeiro para isso.

Na mesa principal sentaram: prefeito de Recreio, Zé Maria Barros; o vice-prefeito, João Dólar; presidente da Câmara de Recreio; deputado estadual, Isauro Calais; presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento; prefeito de Três Rios (RJ) e representando o Grupo BRAMIL, Josemar Salles; Cláudio Beline, representante da unidade ferroviária do DNIT; e Manoel Geraldo, representante do Ministério dos Transportes.

Ao todo 10 cidades fazem parte do circuito do Trem Rio-Minas: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Palma, Santo Antônio de Pádua (RJ), Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ).

A oficina de Recreio é usada para reparos e manutenções nas locomotivas, nos carros de passageiros e em outros equipamentos.

Prefeito de Recreio em pronunciamento.
Prefeito de Recreio em pronunciamento.
Paulo Henrique da ONG Amigos do Trem apresentando as metas.
Paulo Henrique da ONG Amigos do Trem apresentando as metas.
Deputado Isauro Calais em apoio ao projeto.
Deputado Isauro Calais em apoio ao projeto.
Reunião do grupo de trabalho.
Reunião do grupo de trabalho.
Encerramento da reunião.
Encerramento da reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *