Projeto de reativação da Usina de Reciclagem de Conceição tem aulas práticas

O projeto do prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, de reativação do maior investimento na área ambiental realizado no Município, a Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista, que foi abandonado em 2015 por negligência administrativa, entrou na fase das aulas práticas para a futura equipe operacional.

Futura equipe em aulas práticas na Usina.
Futura equipe em aulas práticas na Usina.

Desde julho o Instituto Federal de Ensino – Campus Juiz de Fora – está capacitando os funcionários que irão atuar na Usina. Há três semanas a equipe iniciou as aulas práticas de compostagem.

utc2A capacitação promovida pelo IFE é uma das contrapartidas da Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba “ACRAP” contratada pela Prefeitura Municipal por meio de chamamento público. A Associação irá gerenciar a Reciclagem.

A Usina foi inaugurada em fevereiro de 2012 através de investimentos da Brookfield Energia Renovável com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social “BNDES” no valor de R$ 641 mil. Em junho de 2015 por negligência administrativa as atividades do maior empreendimento realizado em Recreio na área ambiental foram paralisadas e a partir dali foi abandonada, sofrendo com furtos e com a ação do tempo.

Em 2017, em seu primeiro ano de administração, o prefeito Zé Maria Barros está trabalhando para revitalizar a parte estrutural da Usina. Ainda não há previsão para o reinício das atividades, devido aos investimentos que ainda restam no espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *