A atual situação hídrica do Município não é boa diante das previsões de chuva praticamente insuficientes para reparar os danos causados pelo longo período de estiagem. Nesta quinta-feira (28) a Prefeitura Municipal e o SAAE adotaram uma medida emergencial para tentar melhorar o nível do manancial por meio da abertura de um açude localizado a aproximadamente 3 km da fonte que abastece toda a cidade.
O proprietário da área cedeu o açude espontaneamente. O dique foi aberto com a máquina retroescavadeira por volta de 10h da manhã e a expectativa é que a água chegue ao manancial ainda está noite. O diretor do SAAE, José Augusto de Souza Filho “Dutinha”, espera que a alternativa tenha o resultado esperado.
“Neste momento de dificuldade que Recreio está passando é que podemos ver o coração solidário de cada um. A cidade precisa da ajuda de todos”, disse o prefeito Zé Maria Barros.
Na terça-feira (26) o decreto 60/2017 assinado pelo prefeito definiu situação de emergência devido à estiagem e o fornecimento de água foi adotado pelo SAAE, inicialmente, de 18h as 00h.
Desde 2014, Recreio sofre com a instabilidade do tempo, naquele ano o racionamento foi adotado pela primeira vez na história do Município. Desde então, todos os anos a população sofre com a escassez de água.
Segundo os sites de meteorologia, as previsões de chuvas não são boas para os próximos 15 dias. Poucas estão previstas e as probabilidades também são pequenas.