A Prefeitura de Recreio por meio de nota publicada no site institucional esclareceu o motivo do desabastecimento da Farmácia de Todos e aproveitou para desmentir os boatos de descarte irregular de medicamentos.
Segundo a publicação a falta de medicamentos é ocasionada pela mudança na gestão dos recursos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica “CBAF”. “A partir de agora os medicamentos são financiados de maneira tripartite, ou seja, com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal. Além disso, em toda Minas Gerais houve a Regionalização da Assistência Farmacêutica, ou seja, hoje existe um novo modelo de aquisição e distribuição de medicamentos. Agora é o Estado que disponibiliza as empresas fornecedoras”, disse a secretária de Saúde, Gabriela Helena de Paula.
Sobre os boatos de um possível descarte irregular de remédios a Assistência Farmacêutica da Farmácia de Todos informou que os remédios foram retirados das prateleiras de fornecimento conforme a legislação vigente. A equipe lembra que todos os remédios a 30 dias do limite final de vencimento têm que ser retirados do estoque e colocados em locais próprios para serem recolhidos por uma empresa apta a executar o serviço. O assunto dos medicamentos foi até abordado em sessão da Câmara Municipal através de participação popular.
“Todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para regularizar a situação do desabastecimento da Farmácia de Todos. Esperamos em breve colocar todos os medicamentos à disposição”, informou o prefeito Zé Maria Barros.
Essa cidade vive de boatos sem boatos não e recreio que bom que tem uma gestão competente para resolver as situações difíceis.