Dois projetos idealizados por professores da E.E Presidente Carlos Luz, do distrito de Conceição da Boa Vista, distante da sede, Recreio, a aproximadamente 5 km, foram selecionados pela Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina para serem apresentados no “Seminário Regional Escolas Inovadoras” que acontece em 25 de agosto.
Os projetos, “Jornal Escolar”, de Leonardo Ribeiro, e “Tá na Hora de Aprender”, de Márnio Jatobá, foram selecionados entre 38 trabalhos de dez municípios (Além Paraíba, Argirita, Estrela Dalva, Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro) sob a jurisdição da Superintendência. A SRE atende 34 escolas estaduais e municipais da região.
O Seminário Escolas Inovadoras tem como objetivo geral reunir profissionais da educação, socializar trabalhos, debater e divulgar, entre a comunidade escolar da rede pública de educação e pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Secretarias Municipais de Educação, práticas e temas ligados ao desenvolvimento de ações educacionais capazes de transformar a sociedade. Através dele, a SRE pretende destacar as práticas exitosas de educadores da rede pública estadual, promovendo tempo e espaço para possíveis trocas de ideias e experiências.
Os projetos selecionados foram apresentados nesta segunda-feira (3) por meio do site institucional da Superintendência. Na próxima sexta-feira (7) os professores participarão de uma reunião com os organizadores do Seminário.
Jornal Escolar
O Jornal Escolar idealizado pelo professor de História, Leonardo Ribeiro, trabalha diversos temas relacionadas ao meio social com alunos de 6º ao 9º ano, utilizando jornalismo, uso de tecnologias e divulgação das produções em redes sociais. O projeto foi criado em 2016.
Tá na Hora de Aprender
A ideia do professor Márnio Jatobá foca no uso de diferentes táticas para promoção da aprendizagem. Embora inscrito através da E.E Presidente Carlos Luz o projeto vem sendo aplicado em todas as instituições de ensino do município por meio de parceria a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.