As comemorações do dia 27 de junho, criada em 2006, com objetivo de reverenciar Recreio e toda a sua história acabou sendo abandonada nos últimos quatro anos por desinteresse dos antigos responsáveis pelos órgãos competentes do Município. Porém, este ano, seguindo as atuais diretrizes governamentais a administração Zé Maria Barros retornou com as solenidades e em grande estilo.
O dia comemorativo iniciou por volta das 8h com o desfile pelas ruas da cidade de todas as escolas municipais, estaduais e particular de Recreio, caracterizadas com um tema referente à história do Município. A parada foi acompanhada pela fanfarra da E.E Sebastião Medeiros (Ribeiro Junqueira/Leopoldina) e por um grupo de bateria de alunos. Houve participação também de todas as secretarias municipais, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Civil, do Clube da Melhor Idade, do Hospital São Sebastião, de carros de boi do distrito de Angaturama e de cavaleiro.
Durante o trajeto houve o momento da solenidade oficial no Paço Municipal com a participação do prefeito Zé Maria Barros; do vice-prefeito João Dólar; dos secretários municipais; do presidente da Câmara Municipal, Paulinho Pintor; dos vereadores, Beto, Fabrísio “Pão Doce”, Leninha, Pororoca e Valma; já os parlamentares Chiquinho, Jovane e Marcel, não estiveram presentes, mas justificaram a ausência por motivos particulares e profissionais assumidos anteriormente; a Polícia Civil marcou presença através do policial Jander Barbosa; os militares do destacamento de Recreio também participaram acompanhados do sargento Marcus Vinícius Geraldo e do tenente Ferreira Filho da 6ª Cia de PM Independente de Leopoldina; assim como o ex-vice-prefeito Wellington Siqueira.
Durante o período solene na sede do governo municipal houve pronunciamentos. Todos destacaram o valor de relembrar a história de Recreio e a importância da participação massiva das escolas. Ao som do Hino Nacional tocado pela fanfarra o prefeito Zé Maria Barros; o presidente da Câmara, Paulinho Pintor; e o sargento da PM, Marcus Vinícius Geraldo, hastearam as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Município.
A secretária de Educação, Maria José Lacerda “Zezé”, por meio de rede social disse que hoje foi um dia muito especial. “Estamos sim resgatando as nossas tradições. Obrigado a toda comunidade que saiu às ruas para nos prestigiar. Me orgulho de ser recreiense e fazer parte deste resgate cultural”, concluiu a responsável pelo órgão organizador da comemoração.
Segundo o prefeito de Recreio, “resgatar as nossas comemorações e enfatizar a nossa história faz parte das diretrizes do nosso governo, pois, como diz a célebre frase: “um povo sem memória é um povo sem história. Obrigado a todos que estão nos ajudando a trazer de volta o orgulho de ser recreiense”, concluiu.
O destacamento da Polícia Militar de Minas Gerais calculou entorno de 1.200 participantes no desfile deste dia 27 de junho.