Município tem 30 dias para regularizar prestação de contas na Assistência Social de 2014

O município de Recreio recebeu no dia 9 de junho um ofício do Estado encaminhado ao prefeito Zé Maria Barros no qual exige, no prazo de 30 dias, que o governo municipal regularize a prestação de contas referente ao exercício de 2014 dos valores repassados pelo Fundo Estadual de Assistência Social para execução de serviços na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O caso foi apresentado na sessão da Câmara Municipal pelo secretário de Desenvolvimento Social, Diego Pena.

Secretário Diego Pena na sessão da Câmara Municipal.
Secretário Diego Pena na sessão da Câmara Municipal.

“A notificação recebida demonstra toda a desordem que esteve aparada em Recreio durante os últimos quatro anos. Agora teremos que regularizar um serviço que poderia ter sido muito bem realizado no ano subsequente”, disse o secretário aos vereadores presentes na sessão.

De acordo com o ofício a prestação de contas dos recursos transferidos a título de cofinanciamento estadual é realizada por meio do Demonstrativo Sintético Anual da Execução Físio-Financeira, preenchido pelos gestores e submetido à avaliação do Conselho Municipal de Assistência Social competente.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais verificou as seguintes pendências:

Demonstrativo Sintético (exercício 2014) não foi finalizado pelo (a) Gestor (a). Dessa forma para sanar a impropriedade, o (a) Gestor (a) e o Conselho de Assistência Social deverão preencher e finalizar eletronicamente, por meio do Sistema SIGCON-saída, o Demonstrativo e o respectivo Parecer.

Parecer do Conselho referente ao Demonstrativo Sintético (exercício 2014) não foi preenchido eletronicamente. Para sanar tal impropriedade, o Conselho deverá preencher o Parecer por meio do SIGCON-saída.

O ofício salienta que a não regularização das impropriedades apontadas no teor do documento, no prazo de até 30 dias a contar do recebimento deste, implicará, sem qualquer tipo de comunicação posterior, na instauração dos procedimentos administrativos internos objetivando a instauração da Tomada de Contas Especial, a qual, em decorrência incidirá na inclusão do nome de Recreio no Cadastro Informativo de Inadimplência em Relação à Administração Pública do Estado de Minas Gerais – CADIN/MG, e no Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais – SIAFI/MG.

O secretário Diego Pena informou que já está regularizando as pendências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *