Na última quarta-feira (14) os coordenadores da Economia Solidária da Regional Zona da Mata – Pólo Juiz de Fora, Paulo César de Oliveira e Elisa Chaves, apresentaram aos artesãos de Recreio e profissionais autônomos a importância da ideia cooperativista durante reunião no Centro de Referência de Assistência Social “CRAS”.
Aproximadamente 20 profissionais do movimento artesão e profissionais autônomos, recentemente organizados em uma Associação criada por intermédio da equipe administrativa do prefeito Zé Maria Barros, conheceram as diretrizes da Economia Solidária e temas relacionados com o sistema cooperativista. Houve também exibição de vídeos de cidades do Brasil onde este tipo de projeto já está em andamento e com resultados satisfatórios para os integrantes. Alguns artesãos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas a cerca do tema da reunião.
Os coordenadores Paulo César e Elisa destacaram que o cooperativismo, foco principal da Economia Solidária, é um jeito diferente de produzir e vender, com cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
A criação da Associação dos Artesãos, denominada de Recrearte, está a cargo da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo o secretário Diego Pena, “na última reunião do grupo, em 31 de maio, o Estatuto da entidade foi lido e aprovado por todos os presentes. A próxima etapa será o registro na Receita Federal e a aquisição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica “CNPJ”. Por fim o executivo municipal enviará um projeto de lei para apreciação do legislativo com objetivo de instituir a utilidade pública da entidade. Nos próximos meses uma capacitação para os artesãos de Recreio está sendo programada, em breve daremos mais informações”, concluiu o secretário.
Participaram também da reunião o prefeito municipal, Zé Maria Barros; o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Pena; o coordenador do CRAS, Marcelo Andrade; os vereadores, Paulinho Pintor e Pororoca; e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Danilo Silva.