Uma das principais propostas de governo do prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, durante a campanha eleitoral de 2016 foi a reativação da usina de reciclagem localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, fechada em junho de 2015. Na tentativa de concretizar esta meta, o chefe do executivo municipal, buscou parceria com a Brookfield Renewable.
Em reunião na manhã dessa última sexta-feira (10), o prefeito, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, João Guilherme Ferreira, recebeu os representantes da empresa, Wagner Mazzeti, da área de operações da Regional Sudeste; Wagner Akihito, da área ambiental da Regional Sudeste; e Milena Murta, da área de responsabilidade social do Setor Corporativo.
Durante a conversa a equipe da Brookfield, construtora da UHE Barra do Braúna, no rio Pomba, na divisa entre Recreio e Laranjal, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela empresa em comunidades vizinhas aos seus empreendimentos tanto na área ambiental como também no social.
Sobre a construção da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Recreio, locada em Conceição da Boa Vista, eles fizeram um rápido histórico do investimento, com operação iniciada em fevereiro de 2012 durante a administração Fernando Coimbra (2005/2012). O investimento da Brookfield custou R$ 641 mil através de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social “BNDES”, com capacidade para atender uma população de até 20 mil habitantes. Segundo Wagner Akihito, “a ideia da usina era sanar o problema que Recreio tinha com o descarte dos resíduos sólidos, agregando conscientização ambiental e geração de emprego e renda. A empresa construiu e entregou ao Município para a entidade governamental gerenciar o investimento”, concluiu Akihito.
Em determinados períodos a UTC chegou a ser operada por empresas terceirizadas e em outros momentos com funcionários municipais. Durante o ano de 2012, segundo informações obtidas pelo Site Pólis, a usina chegou a gerar 12 empregos diretos, todos moradores do distrito.
Em 2015, após denúncias ao Ministério Público de Minas Gerais sobre o sistema operacional, a gestão Ônio Fialho (2013/2016), optou por interromper as atividades e fechou a UTC. Na época, 11 funcionários trabalhavam na reciclagem. Desde então o destino do lixo de Recreio é o aterro sanitário União Recicláveis, localizado na BR-116, proporcionando a geração de emprego e renda em outra localidade.
Na tentativa de reativar a usina, o prefeito solicitou a Brookfield uma parceria. “O retorno das operações da UTC é a nossa meta primordial para Conceição da Boa Vista. O distrito é um território com altos índices de vulnerabilidade social e a usina sempre ajudou na oportunidade de trabalho, na melhoria das condições de vida e nas atividades do comércio local”, disse Zé Maria Barros.
Os representantes da Brookfield demonstraram interesse em ajudar, mas, disseram que o governo municipal deverá apresentar um plano de reativação baseado na autossustentabilidade. “O interessante seria a UTC ser operada por uma cooperativa”, disse Milena Murta. O prefeito Zé Maria disse que “na próxima semana a equipe administrativa estará estruturando o plano e em breve apresentará à empresa”. Atualmente, a área da UTC está tomada pelo mato e vários equipamentos foram furtados.
Além do crime Ambiental , o descaso e falta de fiscalização dos Órgão “competentes” falha. O estrago Ambiental tem que ser reparado com URGÊNCIA e sua atividades tbm. Na torcida pela Conscientização GERAL da importância dessa Usina em funcionando , assim como o reflorestamento que não foi feito.
Obrigado.Estou gostando :).