Desde o início de setembro a chefia da logística do Instituto Nacional do Seguro Social “INSS” da Regional de Juiz de Fora aguardava uma resposta ao ofício enviado a Prefeitura de Recreio, sobre a disponibilidade de imóveis do Município para atendimento da Previdência Social, porém, até o fim de outubro nenhuma resposta havia sido dada pela administração. Segundo o vereador Paulinho Pintor, que obteve informações sobre o documento, por meio de telefonema ao órgão federal, “este ofício é um dos itens que faltava para dar continuidade ao processo de retorno da Agência à Recreio”.

O Site Pólis teve acesso ao documento, enviado a administração municipal no dia 8 de setembro, em que a chefia da logística solicita “informações sobre a disponibilidade de imóveis próprios do Município de Recreio/MG, para doação, haja vista formalização de processo de locação de imóveis para atendimento da Agência da Previdência Social na cidade de Recreio/MG. Estamos no aguardo de uma pronta resposta (…)”, concluiu.

Mais de um mês após o envio do ofício, buscando informações sobre a possibilidade do retorno da Agência à Recreio, o vereador Paulinho Pintor telefonou para a chefia da logística da Regional de Juiz de Fora e a responsável pelo setor disse ao legislador que “aguardava uma resposta do governo municipal sobre a disponibilidade de imóvel próprio, para que pudesse dar sequencia ao processo de retorno do INSS, com a possibilidade de ser em um prédio no centro da cidade já aprovado por meio de propostas recebidas pelo Instituto”.
O vereador entrou em contato com a procuradoria jurídica municipal e relatou a necessidade da resposta, prontamente, o procurador Dr. Alexandre de Moraes Ferreira, respondeu ao ofício, declarando “que não há na presente data prédios públicos disponíveis para instalação da Agência do INSS e ainda o Município não dispõe de orçamento para eventual aquisição de terreno”. Ofício enviado no dia 25 de outubro.
O prédio da Previdência Social que ficava na Rua Tenente Joaquim Pereira não atendia as normas do Instituto e em 11 de abril a Agência precisou ser transferida de Recreio para Leopoldina, até que fosse encontrado outro imóvel apropriado.