Desde julho, uma das famílias mais tradicionais de Recreio, os Machados, vivia a expectativa de bater o recorde do Guinness Book, como os irmãos com maior longevidade conjunta no mundo, mas, eles não conseguiram.

Segundo informações de Sônia Lara Machado, neta do casal Octacílio Ferreira Machado (i.m) e Luzia da Costa Machado (i.m), “quando a família Machado foi inscrita o recorde era de irmãos italianos que juntos somavam 818 anos, porém, em fevereiro quando iniciamos o nosso processo, uma família da Dinamarca superou essa marca. Os Machados somaram 1.040 anos e para superar os dinamarqueses seriam necessários 90 anos a mais”, completou.
Ao todo, Octacílio e Luzia Machado, tiveram 15 filhos naturais e adotaram o caçula. A primogênita, Teresinha, doente desde os 5 anos, morreu aos 74, no ano de 2002. O casal chegou a completar Bodas de Diamante, 60 anos de matrimônio, mas, Octacílio faleceu poucos meses depois.
Atualmente, os Machados estão espalhados por várias cidades brasileiras nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. Veja o nome dos irmãos e a idade de cada um: Tercylia, 85; Tarcília (Dorinha), 84; José, 82; Sebastião (Tatão), 80; Theonília, 78; Jacintho Gabriel, 77; Telma, 75; Jairo, 73; Jair (Lote), 71; Eleutéria Maria (Didi), 69; Jaçuair Natal (Sui), 67; Dário, 66; Maria das Graças, 64; Otacílio (Pelinha), 61.
“Mesmo não batendo o recorde, a família está super feliz, pelo fato de estarem vivos e em convivência harmoniosa entre todos. Além disso, os ‘meninos’ adoraram a oportunidade de rever baús, histórias e recriar a própria infância com a coleta que fizemos das evidências. Já que a festa do recorde não vai acontecer, já estão pensando numa do ‘Não Rolou’, só pra não perder a oportunidade de comemorar”, disse Sônia Lara.