Na data de hoje, 27 de junho, Recreio comemora a dependência político-administrativa a Leopoldina, instituída pelo Governo de Minas Gerais através do Decreto nº 123, de 27 de junho de 1890. A ideia de valorizar este dia aconteceu em 2006.
A data tornou-se festiva e feriado no Município em 2006, quando o vereador Francisco Joaquim de Souza Lima “Chiquinho” apresentou o projeto de lei nº 977/2006 (foto) que instituía o dia 27 de junho como o “Dia da criação do distrito de paz do povoado de Recreio, sendo ele desmembrado de Conceição da Boa Vista e anexando-o ao município de Leopoldina”, porém, isso já havia sido feito pelo Governo de Minas Gerais em 1890. O projeto de lei foi aprovado no legislativo e transformado em Lei Municipal pelo então prefeito Fernando de Almeida Coimbra (2005/2012).
Por vários anos o governo Fernando Coimbra chegou a realizar comemorações até com shows musicais, na atual gestão do prefeito Oninho a data não tem sido muito reverenciada, tanto que hoje a rede municipal de educação está funcionando normalmente, assim como a rede estadual.
Enquanto as cidades do Brasil valorizam as suas datas de emancipação, ou seja, quando se tornam independentes de outro município na esfera político-administrativo, em Recreio a dependência a outra cidade que é valorizada.
Datas importantes de Recreio:
*1874 – “instalação da ferrovia nas terras que hoje são conhecidas como Recreio”, dando origem a urbanização da área e logo a criação do povoado.
*27 de junho de 1890 – “criação do distrito de Recreio”, nesta data o povoado passa ao status de distrito do município de Leopoldina. Até essa data Recreio era povoado de Conceição da Boa Vista, da mesma forma que Barreiros é hoje.
*17 de dezembro de 1938 – “publicação do decreto-lei que deu autonomia político-administrativa a Recreio”, sendo então desmembrado de Leopoldina.
*1º de janeiro de 1939 – “Dia do Município de Recreio”, data da posse do primeiro prefeito, o Dr. Modesto Faria. A partir deste dia Recreio passa ao status definitivo de Município, deixando de ser distrito de Leopoldina.
Hoje aos sessenta de onde sai aos dezenove, só me faz voltar ao passado de uma juventude feliz e a vontade de voltar e continuar esta saga de viver em busca da autonomia e da paz! Não vejo a hora de voltar…Angaturama meu amor incondicional!