A Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Recreio “UTC”, construída no distrito de Conceição da Boa Vista em 2012, com investimento de R$ 641 mil realizados pela empresa Brookfield Energia Renovável através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, completa em julho um ano de atividades interrompidas pela Prefeitura Municipal.
Na época em nota, a Prefeitura Municipal, informou que o motivo seria denúncias feitas ao Ministério Público de Minas Gerais sobre o sistema operacional e diante do ocorrido a administração optou por interromper as atividades da usina, conforme orientações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Atualmente, os resíduos sólidos “lixos urbanos” que eram reciclados em Conceição da Boa Vista estão sendo encaminhados ao aterro sanitário União Recicláveis, localizado na BR-116.
A UTC de Recreio tinha condições de atender uma população de até 20 mil habitantes, ou seja, poderia reciclar resíduos de outras cidades, mas isso nunca aconteceu. A usina funcionou de fevereiro de 2012 até junho de 2015, em certos momentos sendo gerida por empresas contratadas e em outros pela administração municipal. Quando encerrou as atividades a UTC contava com onze funcionários que na ocasião foram realocados para outras funções, conforme a nota da Prefeitura.
Infelizmente a atua gestão é incapaz de administrar uma pequena cidade.