Hoje (10) no Estádio Alcides Campos “Vila”, a partir das 16h, o clássico regional entre Ideal E.C X E.C Ribeiro Junqueira, pela Copa dos Campeões Regionais da Liga Esportiva de Cataguases, chegará à marca de 32 jogos e o Azulão tentará manter a hegemonia. Em 51 anos de rivalidade são 13 vitórias dos recreienses, 11 empates e 7 vitórias dos leopoldinenses.
Ano passado as duas equipes estiveram no mesmo grupo da Copa dos Campeões, no primeiro jogo empate em 0X0 em Leopoldina e no jogo de volta vitória azul em Recreio por 2X0, gols de Romário e Rildo. Na competição de 2015 o Ideal parou na semifinal e o Ribeiro Junqueira ficou com o vice-campeonato, ambos tendo o atual campeão E.C Laranjal como algoz.
Em 51 anos de história, o clássico ainda conta com duas finais com superioridade azul, em 1981, pelo Torneio Omar Peres, no Estádio Guanahyro Fraga Motta (Leopoldina), empate em 1X1 e vitória nos pênaltis por 5X4. A outra decisão foi em 1984, empate em 0x0 no Estádio Alcides Campos e título do Torneio Décio Corrêa “Torneio da Amizade” garantido .
O duelo de hoje será pela segunda rodada da Copa dos Campeões, na primeira o Ideal empatou, fora de casa, com o Carmense (RJ) em 0X0 e o Ribeiro Junqueira, venceu, em Leopoldina, o Independente (Argirita) por 1X0.
Com informações: Cristiano Fófano (Arquivo do Ribeiro Junqueira) e Cacá Barros (Ideal Esporte Clube “Programado Para Vencer”).