Há anos patrimônio histórico de Recreio vem sendo deteriorado

Há mais de 10 anos os painéis da Praça dos Ferroviários que recontam a história de Recreio através das pinturas em azulejos da década de 1960 vão sendo deteriorados por vândalos e o povo observa em silêncio a falta de políticas públicas de preservação dos nossos patrimônios históricos.

100_3812

Os painéis que estão ao fundo da Praça dos Ferroviários de um lado contam a história da instalação da ferrovia que deu origem ao Município e do outro uma vista da estação ferroviária com o movimento de trens e os casarios na rua ao lado. Apesar de não ser tombado por nenhum órgão como patrimônio histórico a sua relevância histórica é afirmada por todos recreienses.

100_3814Segundo a placa da obra, os painéis foram instalados em 1962, quando o prefeito Miguel Andries (1959/1962) com apoio de D. Rosa Vieira remodelou a Praça que na época era denominada de Jardim. A última revitalização que aconteceu na Praça dos Ferroviários foi no segundo mandato do atual prefeito, Oninho, em 2004, como consta em outra placa.

No ano de 2013 o artista plástico e bibliotecário municipal, Gil Fioreze, com ajuda do funcionário da Prefeitura, José Maria Neves, recuperaram alguns azulejos que tinham sido deteriorados, mas sem nenhum incentivo a restauração não continuou.

Atualmente um dos órgãos que poderiam estar trabalhando políticas públicas de preservação patrimonial em Recreio, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município, está inativo, aguardando a nomeação de novos conselheiros pelo prefeito, segundo informações do coordenador dos conselhos municipais.

100_3813       100_3811

100_3832       100_3830

2 thoughts on “Há anos patrimônio histórico de Recreio vem sendo deteriorado

  1. Paulo César Ferreira Neto Reply

    PC ” Recreio/MG” uma cidade q não cuida do seu passado, provavelmente, não tem futuro tbem. Se tiver parceria, eu ajudo na restauração.

  2. josecanudo@hotmail.com Reply

    Se fosse só isso que está sendo atacado, e lapidado, estaria muito bom. Basta olhar em nossa volta, que veremos muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *