O Bispo da Diocese de Leopoldina Dom José Eudes Campos do Nascimento, anunciou na última quinta-feira (04), através do site www.dioceseleopoldina.com, a transferência do Pe. Agnaldo dos Reis Ferraz. O pároco de Recreio estará a caminho de Miraí após a semana santa.
Pe. Agnaldo, natural de Visconde do Rio Branco (MG), está na cidade desde 2 de fevereiro de 2009, sendo aqui o seu segundo trabalho sacerdotal, o primeiro havia sido na Paróquia São Sebastião em Cachoeira Alegre, distrito de Barão do Monte Alto.
“Todos católicos estão em lágrimas com a transferência, sabemos o que ele fez em nossa Paróquia, Padre responsável e comprometido com o seu sacerdote. Vive para servir, incansável nas coisas de Deus. Quando achávamos que havia terminado uma novena ou um festejo já anunciava outros. Dinâmico ao extremo, assim foram sete anos de extraordinária entrega ao serviço, alguns diziam a ele: “o senhor vai matar estes idosos!”De uma alegria e um carisma incomparável sem distinção, tratamento igual para todos fiéis e em todas as comunidades, com certeza vai deixar muitas saudades. Apesar de estar com o coração partido respeito e compreendo a decisão do Bispo Dom José Eudes. Esperamos que Pe. Agnaldo possa evangelizar, semear e partilhar tudo como é um sacerdote de Cristo, para colher verdadeiros e bons frutos em sua nova missão. Estaremos sempre em oração por ele, um recreiense de coração”, disse Castorina Ruback (foto junto com Padre).
No ano de 2013 Pe. Agnaldo foi reconhecido como Cidadão Honorário Recreiense pela Câmara Municipal por indicação do vereador José Roberto Fontes de Almeida “Beleza” (PTB).
O próximo administrador da Paróquia Jesus Menino Deus será Pe. Edson Campos que atuava na Matriz de São José Operário de Cataguases. Ao todo serão transferidos 22 padres e a decisão das mudanças foram tomadas após reunião do Conselho Presbiteral.
O recreiense Pe. Silas vai para Ubá
Após dez anos atuando como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Porto, na cidade de Muriaé, o recreiense Pe. Silas Geraldo (foto) será transferido para a Paróquia Divino Espírito Santo, em Ubá. Ele atuará também como Vice-Reitor do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.
Bispo justifica as transferências
Em postagem publicada no site da Diocese com o título “Para que Transferências”, Dom José Eudes (foto), esclareceu sobre as transferências. “Por que o Bispo precisa transferir padres? Esta pergunta, olhando as reações a essa prática comum na Igreja, poucos se fazem ou buscam respostas. Normalmente ficam em posturas mais afetivas ou possessivas: “nosso padre”, “ele estava bem aqui”, “ele não pode sair”, “o senhor não pode tirá-lo de nós”… Apesar de haver também os que querem ver longe o padre que têm e apresentam até listas de “queremos estes”. Este tempo é sempre de fadiga e de caras feias. Mas de aprendizado e de graça!”, palavras de Dom José Eudes.
Veja na íntegra a postagem em http://dioceseleopoldina.com/noticiasdiocese/para-que-fazer-transferencias/.
Duas correções:
1.Pe.Agnaldo chegou a Recreio no dia 03-02(dia de São Brás)e não 02-02 como consta na matéria;
2.Sua 1a.paróquia como sacerdote foi a Paróquia São Sebastião em Cachoeira Alegre,distrito de Barão do Monte Alto,e não a Igreja São Sebastião em São Sebastião da Vargem Alegre,que irá administrar agora quando assumir a Paróquia Santo Antônio em Miraí.
Devolve o Padre Agnaldo para Cachoeira Alegre, ele esta fazendo muita falta.
Para a mudança dos pàdres o bispo ten noticias, sabe dos padres o que o povo ignora. Ele nâo vai dizer os porqués, pois sería ir contra a discreçâo e a fama dos mudados.
O substituto do Pe.Silas em Muriaé será o Pe.Carlos Henrique Mariosa,atualmente na Paróquia São Sebastião,em Ubá.