A situação da dengue em Recreio preocupa a todos desde o ano passado, mas agora com os números apresentados pela vigilância epidemiológica a situação passou para o estágio de uma epidemia. “Antes do final de janeiro vamos registrar 100 casos suspeitos da doença”, calcula o coordenador, Malcon Peres.
De 1º de janeiro até hoje, dia 27, a vigilância epidemiológica recebeu 95 notificações suspeitas de dengue. Durante todo o mês de janeiro de 2015 foi registrado apenas 1 ocorrência da doença.
A equipe da dengue tem intensificado os serviços com UBV Costal, tratamento focal, mutirão de limpeza e etc., e por orientação da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina na última semana a equipe de agentes de saúde recebeu a informação que eles se juntarão aos agentes de endemias para realizar o trabalho de combate ao Aedes Aegypti, em atendimento a Portaria Nº 2.121, de 18 de dezembro de 2015 do Ministério da Saúde.
“O serviço em conjunto entre os agentes de endemias e os da saúde será iniciado nos próximos dias, assim que chegar os sacos de lixos, para recolhimento dos materiais propícios a criadouros do mosquito; os protetores solares e as luvas, para segurança da equipe”, disse a secretária de saúde, Ana Luísa Simões Silva.