Levantamento realizado pela Associação Mineira dos Municípios “AMM” informou que 35% dos 853 municípios mineiros estão sem dinheiro para pagar o 13º salário aos seus servidores, enquanto isso, o prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda, anunciou através da rede social que pagará o benefício até dia 11 de dezembro.

O 13º do funcionalismo é um acrescentamento regulamentado pela Lei 4.090/62 juntamente com a Lei 4.749/65, onde se descreve que ele poderá ser pago em duas parcelas, sendo a primeira até dia 30 de novembro e a segunda até dia 20 de dezembro de cada ano, ambos em 50%, o atual governo municipal sempre optou pela parcela única.
O problema enfrentado pelas 300 cidades mineiras que não tem dinheiro, constatado pela AMM, é causado pelas quedas nos repasses federeis e estaduais, principalmente o Fundo de Participação dos Municípios “FPM”.
Em Recreio a queda dos recursos dificultou o reajuste salarial dos servidores, está acarretando atrasos nos pagamentos das empresas fornecedoras e obrigou o Prefeito a diminuir o salário dos cargos comissionados.