Há quase um ano Recreio deixou de ter uma Agência do Instituto Nacional do Seguro Social “INSS”, por causa de inadequações do antigo prédio, com isso os atendimentos foram deslocados para Leopoldina. Na tentativa de voltar com a Agência, o prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, e o presidente da Câmara, Paulinho Pintor, foram até a Superintendência Regional do INSS, em Belo Horizonte.
Segundo informações obtidas pelo Site Pólis, a reunião entre as autoridades municipais e o superintendente, Paulo Cirino, aconteceu na última terça-feira (21). Na ocasião o prefeito tomou conhecimento da situação do INSS de Recreio e recebeu a informação de que a Agência não foi desativada, ela foi remanejada para a cidade de Leopoldina, onde os atendimentos dos recreienses estão acontecendo. O presidente da Câmara questionou a publicação do edital para provável locação divulgada pelo Instituto e o superintendente descreveu que “a possível contratação de um novo espaço para a Agência de Recreio deve ser autorizada pelo Ministério da Previdência Social”. O deputado estadual Isauro Calais também participou da reunião e disse estar disponível para ajudar na solução do problema.
O INSS foi transferido de Recreio para Leopoldina, em 2016, por causa das inadequações do antigo prédio, localizado na Rua Tenente Joaquim Pereira, no bairro Botafogo. Diante do caso a Gerência Executiva do INSS de Juiz de Fora publicou um edital para receber propostas de espaços que pudessem abrigar a nova Agência. Os interessados enviaram, porém, depois disso nenhuma informação sobre o possível retorno foi divulgado.
Atualmente, os recreienses que necessitam dos serviços prestados pela Previdência Social têm que ir até Leopoldina. A Agência funciona na Rua Antônio de Oliveira Guimarães, nº 26, no Centro.